Ir para o conteúdo Pular para o menu principal
Ingressos Como apoiar

MÚSICA

M. TAKARA & CARLA BOREGAS: PAR EXPANDIDO

M. TAKARA & CARLA BOREGAS: PAR EXPANDIDO

03.02.26, terça às 20h

Carla e Maurício tocam como duo desde 2018. Juntos, criam uma música que resulta do diálogo entre bateria e sintetizadores, combinando a eletrônica etérea e calorosa de Boregas com a percussão improvisada e jazzística de Takara — um encontro que habita a fronteira entre a improvisação abstrata e o ritmo pulsante. É um empilhamento orgânico de sintetizadores manipulados e sons acústicos, extraindo novos ritmos do kit de bateria via MIDI (uma conexão quase telecinética entre os dois).


Desde então, têm realizado shows frequentes, de apresentações locais no Brasil a uma turnê em 2019 pela Espanha e Portugal, incluindo performance no Numa Festival, em Tenerife. Das interações desenvolvidas nesses concertos ao vivo surgiu *Linha D’Água*, álbum de estreia da dupla lançado pela Desmonta (Brasil) e pela Bokeh Versions (Reino Unido), no início da pandemia de Covid-19. Os vinis esgotaram rapidamente. *Linha D’Água* recebeu retornos positivos de veículos como *The Wire*, *Bandcamp Weekly Essentials* e também em programas da BBC, NTS e NOODS Radio.


Maurício Takara é um explorador de regiões rítmicas e um amante incansável de eletrônicos de todos os tipos. É baterista/percussionista nos grupos Hurtmold, São Paulo Underground (com o trompetista Rob Mazurek, de Chicago) e Rakta. Apresentou-se tanto solo quanto em colaborações em festivais importantes como Sonar, SXSW, Saalfelden Jazz, Belgrade Jazz Festival, Club Transmediale, Jazz Fest Berlin, entre outros. Takara é uma das figuras mais prolíficas da cena paulistana de improvisação e música experimental, tendo tocado com uma ampla gama de músicos, como Pharoah Sanders, Damo Suzuki, Yusef Lateef, Joe Lally (Fugazi), Naná Vasconcelos, Prefuse 73, Makoto Kawabata, entre muitos outros.


Carla Boregas cofundou o grupo iconoclasta Rakta em 2011 e, desde então, tem atuado intensamente no Brasil e no exterior com diversos projetos solo e colaborações, circulando entre os campos da música e da arte sonora, além de criar trilhas para dança e teatro. Ela também integra o duo transdisciplinar Fronte Violeta. Seus projetos já passaram por festivais como CTM Festival, Donaufestival, Pop Montreal, Roadburn, Primavera Club, Festival Novas Frequências, Grauzone e Supersonic Festival.


Marcelo Cabral, músico paulistano, produtor e diretor musical, arranjador, compositor e multi-instrumentista (contrabaixo acústico e elétrico, violão de 7 cordas, guitarra e sintetizador). Ao longo de sua trajetória, acompanha, trabalha e cria ao lado de artistas como Rodrigo Campos, Rômulo Fróes, Alessandra Leão, Kiko Dinucci, Thiago França, Criolo, Sophia Chablau, Mauricio Takara, Sessa, Juçara Marçal, Maria Beraldo e Daniel Ganjaman. Integra as bandas *Passo Torto* (vencedora do 23º e 25º Prêmio da Música Brasileira como Melhor Grupo, com os discos Passo Torto e Passo Elétrico) e *Metá Metá, participando dos álbuns *Metal Metal, MM3, Alakorô (com Tony Allen), Metá Metá EP3 e Gira (trilha sonora do espetáculo do Grupo Corpo).


Juliana Perdigão, compositora, cantora, musicista, produtora, performer e artista sonora. Com mais de 20 anos de trajetória, desenvolve um trabalho fortemente pautado pela interseção entre som, palavra e performance, atuando em colaboração com artistas da música, teatro, literatura, dança e artes visuais. Possui quatro discos lançados: Álbum Desconhecido (2012), Ó (2016), Folhuda (2019) e Dúvidas (2020), obras que reafirmam sua pesquisa poética e sonora singular.


Philip Somervell, músico com raízes na Inglaterra e no Chile, radicado em São Paulo desde 2014. Seu trabalho se desenvolve principalmente a partir do piano e do piano preparado, do órgão de tubos e da manipulação de eletrônicos como extensão de sua prática instrumental. Já atuou em festivais de música experimental como *Freedom Of The City* (Londres), *As Alike As Trees* (Londres), *FIME* (São Paulo), *Acéfalo* (Valparaíso) e *Radiaciones de Fondo* (Santiago), entre outros. Em São Paulo, mantém uma atuação constante em contextos interdisciplinares e em colaborações internacionais.


Mauricio Takara - bateria e percussão

Carla Boregas - sintetizadores e percussão