Ir para o conteúdo Pular para o menu principal
Ingressos Como apoiar

DANÇA

COLETIVO DESVIO PADRÃO: PARA ALÉM DO GESTO

COLETIVO DESVIO PADRÃO: PARA ALÉM DO GESTO

12 e 13.06.2025, quinta e sexta às 20h

Duas rainhas - opostas mas complementares - descobrem movimentos possíveis para além da norma. Se o espectador transcender o gesto, ele as vê. E elas dançam.


'Para além do gesto' é a versão em Libras do espetáculo 'Só se fechar os olhos', do Coletivo Desvio Padrão. Se na obra original o espectador é convidado a co-criar deixando emergir sua própria produção imagética a partir de elementos sonoros, na versão em libras do espetáculo o espectador usuário de língua de sinais é igualmente convidado a imaginar e criar, a partir da narração cheia de expressividade de duas atrizes surdas em cena.


Desvio Padrão é um coletivo composto por pessoas que transitam nas pontas da curva normal - cegos, videntes, surdos e ouvintes atuantes no campo da cultura como artistas, técnicos e/ou produtores. Aqui nós invertemos a posição da curva e do guarda-chuva formamos um bote. Quem estava na ponta tomando chuva escorregou pro meio e ficou junto e misturado com quem estava no privilégio do sequinho. Dentro do bote do coletivo cabem as mais diversas ideias. Assim, nosso trabalho hoje inclui: 1) elaborar e oferecer cursos, laboratórios e oficinas, 2) oferecer formação e sensibilização para equipes; 3) produzir conteúdo artístico digital com foco na pluralidade de público; 4) criar e produzir espetáculos comprometidos com a pluralidade de artistas no palco e de público na platéia, 5) traçar planos de acessibilidade para eventos culturais oferecendo recursos que alguns públicos necessitam para acessar e fruir, como intérpretes de Libras, pranchas de comunicação ou audiodescrição.


Concepção: Maria Fernanda Carmo e Mariana Farcetta

Composição, direção musical e viola caipira: Enrique Menezes

Violoncelo: Giovanna Lellis Airoldi 

Performance: Ana Emília Araujo e Yanna Porcino

Direção: Guilherme Felipe Silva

Intérpretes de Libras feeder: Katia Fiorante e Guilherme Andrade

Figurino e maquiagem: Mariana Farcetta

Operação de som: Natacha Maurer

Operação de luz: Anali Dupré

Videomapping: 

Legendas descritivas: Thais Ortega

Projeção de legendas: Flavia Lima



CINEMA

CINEMA